BOA NOITE


Chavez tenta evitar dominação cultural dos Estados Unidos em seu país
março 2, 2008, 11:36 am
Filed under: Últimas Notícias, Economia, Política
Campanha de Chávez quer abolir o inglês na Venezuela
Via Agencia EstadoPresidente venezuelano afirma que tenta evitar dominação cultural dos Estados Unidos no país

Associated Press

CARACAS – O governo do presidente Hugo Chávez está promovendo uma batalha contra o “imperialismo” americano nos dicionários venezuelanos, pedindo para que companhias telefônicas estaduais evitem termos em inglês na linguagem técnica e de negócios. Com a campanha lançada da segunda-feira, 25, os funcionários deverão evitar o uso de palavras como “staff” (equipe), “marketing” (mercadologia) e “password” (senha).

Faixas e cartazes foram impressos pela empresa de telecomunicações estatal venezuelana CANTV incentivando os trabalhadores a adotarem a medida. “Diga em espanhol. Diga com orgulho”. O Ministério de Comunicações e Informações afirmou em nota que os venezuelanos devem recuperar as palavras espanholas que “ameaçam os setores em que foi iniciada a batalha pela dominação cultural do nosso país”.

Outras palavras em inglês também deverão ser substituídas, como o “mouse”, usado em computadores, (que deverá ser chamado como rato), “meeting” (reunião) e “sponsor” (patrocinador) – todas usadas normalmente em países latino-americanos no idioma local.

O presidente esquerdista quer conter o que chama de imperialismo cultural americano em todas as frentes, financiando o cinema venezuelano como uma alternativa para a “ditadura de Hollywood” e forçando emissoras de rádios a tocarem mais músicas venezuelanas.

O inglês ainda é ensinado em escolas, assim como outras línguas. E o próprio Chávez às vezes arrisca algumas palavras no idioma durante os seus discursos, como quando cumprimenta o ex-presidente cubano Fidel Castro.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: